Consciência Negra – Oito autores negros que você precisa conhecer

O Dia 20 de Novembro é, aqui no Brasil, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do herói negro, Zumbi dos Palmares, e representa a luta dos negros na sociedade.

Querendo fazer uma singela homenagem, traremos ao longo da semana, listas com filmes e livros com protagonistas negros para que você possa conhecer um pouco mais da cultura afrodescendente.

1- James Baldwin

james bald.jpg

(1924-1987) Nascido em Nova Iorque, James foi um romantista, dramaturgo, poeta e crítico social. A maioria de seus textos traziam questões que abordavam assuntos como a aceitação dos negros e dos homens homossexuais na sociedade e você já pode imaginar o que gerou de polêmica, já que isso ocorreu bem antes de os direitos LGBTs serem definidos. Baldwin chegou a publicar inúmeros livros sendo “Giovanni’s Room” um dos mais conhecidos.

 

2- Conceição Evaristo

conceição evaristo.jpg

Escritora, poetisa, romancista e ensaísta, a escritora mineira de 70 anos é uma das principais escritoras da Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, trazendo sempre em seus textos questões de gênero e de raça com o intuito de mostrar a desigualdade presente em nossa sociedade. Seus livros fizeram tanto sucesso que foram traduzidos e publicados em outros países.

 

3- Mel Adún

mel adun.jpg

Nascida em Washington D.C., porém residindo em Salvador, Mel é  jornalista, escritora, roteirista e nos seus textos podemos ver uma forte presença do empoderamento feminino negro. Publicou o livro “A Lua Cheia de Vento” em 2015 e publicou poemas nos Cadernos Negros (antologias publicadas anualmente onde nos anos pares são publicados poesias e nos anos ímpares, contos).

4- Maria Firmina dos Reis

maria firmina.jpg

(1822-1917) É considerada a primeira romancista brasileira. Seu romance “Úrsula” (1859) foi o primeiro romance abolicionista do Brasil e um dos primeiros escrito por uma mulher brasileira. Também publicou o livro “A Escrava”, reforçando seu pensamento contra a escravidão e chegou a fundar uma escola gratuita e mista, aos se aposentar, mas acabou gerando um escândalo e foi fechada três anos depois.

 

5- Lázaro Ramos

lazaro.jpg

Você se engana em pensar que Lázaro Ramos é apenas um ator de TV.  Ele também é um autor de livros infantis e chegou a publicar dois livros: “A Velha Sentada” que deu origem a um teatro infantil e “O caderno de Rimas do João”. Porém, neste ano Lázaro publicou um livro voltado para o público adulto, “Na Minha Pele”, onde fala sobre ser negro no Brasil.

6- Cruz e Souza

cruz.jpg

(1861-1898) Filho de escravos alforriados, Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro e percursor do simbolismo no Brasil com suas obras Missal e Broquéis.

7- Joyce Ribeiro

joyce.jpg

Jornalista, publicou seu primeiro livro em 2016 “Chica da Silva: Romance de Uma Vida” onde tenta mostrar o outro lado da história, tentando mostrar que Chica tinha muito mais a oferecer do que só a sua sensualidade.

 

8- Elisa Lucinda

elisa lucinda.jpg

Jornalista, poetisa, atriz e cantora, Elisa chegou a ser premiada com o Troféu Raça Negra 2010. Fundou a Casa Poema onde capacita vários profissionais a desenvolver sua capacidade  de expressão com a poesia falada.

 

Esses são alguns dos muitos autores negros que temos espalhados por aí e que infelizmente não são tão conhecidos pela população. Temos que mudar essa situação e trazer mais visibilidade a cultura afro-brasileira e abrir espaço para que novos autores possam publicar as suas obras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Retradução

impressões tradutórias e literárias de uma Rêtradutora

Um Palpite

Palpites, conteúdo criativo e informações.

Oops!

Livros e Filmes com uma pitada de crítica

%d blogueiros gostam disto: