Consciência Negra – Oito séries com protagonistas negros.

O Dia 20 de Novembro é, aqui no Brasil, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do herói negro, Zumbi dos Palmares, e representa a luta dos negros na sociedade.

Ainda assim, os negros sofrem diariamente e podemos ver isso refletido nos filmes e livros. Como disse a atriz Viola Davis, a primeira atriz negra a ganhar o Emmy de Melhor Atriz de Drama: “a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem.” 

Querendo fazer uma singela homenagem, traremos ao longo da semana, listas com filmes e livros com protagonistas negros para que você possa conhecer um pouco mais da cultura afrodescendente.

1- Dear White People

dear white.gif

Lançada em Abril, a série da Netflix deu muito o que falar nas redes sociais. Baseada no filme de mesmo nome lançado em 2014, Dear White People mostra como um grupo de alunos negros lidam com o racismo em uma universidade onde a maioria é branca.

Clique Aqui para saber mais.

 

2- The Get Down

get down.gif

Lançada em agosto de 2016, The Get Down é um drama musical que retrata a vida de alguns jovens do Bronx, um condado de Nova Iorque. A série mostra uma cidade em decadência e o surgimento do hip-hop e do punk nos anos 70. Infelizmente, a série foi cancelada após a primeira temporada.

3- Being Mary Jane

mary jane.gif

A série é pouco conhecida no Brasil, mas chegou a alcançar a marca de 4 milhões de telespectadores em sua história. Com quatro temporadas, Being Mary Jane mostra a vida profissional e pessoal da estrela de TV Mary Jane e todas as dificuldades que ela enfrenta por ser uma mulher bem-sucedida e negra.

Obs.: Trailer sem legenda

4- Insecure

insecure.gif

Lançada em 2016, a série conta a história de duas amigas (Issa e Molly) e explora questões sociais e raciais, com base na experiência das protagonistas, que são negras.

5-Greenleaf

greenleaf.jpg

Que a Oprah veio para a Terra para causar, todos nós já sabemos. E desta vez, ela veio com a série Greenleaf, que estreou em 2016 e conta a história de uma família afro-americana e a sua poderosa igreja. A série causou bastante polêmica por tratar de assuntos como sexo, abuso de poder, adultério, homossexualidade e até lavagem de dinheiro.

6-Chewing Gum

chewing.gif

Criada, roteirizada e protagonizada por Michaela Coel, a série de duas temporadas lançada em 2015 conta a história de Tracy, uma moça que é criada em uma família muito religiosa e que decide perder a virgindade, infelizmente ela não sabe muito bem como fazer isso.

Clique Aqui para saber mais.

 

7-Queen Sugar

queen sugar.gif

Tendo Oprah como produtora executiva e sendo transmitida no canal da mesma (Oprah Winfrey Network), a série mostra a vida de três irmãos completamente diferentes que recebem uma herança do pai e que são obrigados a deixar as diferenças de lado para poder cuidar do patrimônio herdado.

Obs.: Trailer sem legenda

8-Black-ish

blackish.gif

Lançada em 2014, a sitcom mostra a vida de uma família afro-americana de classe média. Bem aclamada pelo público, a série chegou a receber um dois Globos de Ouro, um Emmy e TCA e muitas outras nomeações.

Obs.: Trailer sem legenda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Retradução

impressões tradutórias e literárias de uma Rêtradutora

Um Palpite

Palpites, conteúdo criativo e informações.

Oops!

Livros e Filmes com uma pitada de crítica

%d blogueiros gostam disto: