Consciência Negra – Oito Livros com Protagonistas Negros

O Dia 20 de Novembro é, aqui no Brasil, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do herói negro, Zumbi dos Palmares, e representa a luta dos negros na sociedade.

Infelizmente são poucos os protagonistas de livros que são negros, na maioria das vezes vemos personagens sendo descritos como loiros, de pele de porcelana e olhos claros e nunca com características negras. Desta forma, muitas pessoas acabam não se vendo representadas na história e se sentem ainda mais excluídas da sociedade.

Com o intuito de mudar essa ideia e querendo fazer uma singela homenagem, traremos ao longo da semana, listas com filmes e livros com protagonistas negros para que você possa conhecer um pouco mais da cultura afrodescendente.

1- O Ódio que Você Semeia

o ooodio.jpg

Da autora Angie Thomas, o livro conta a história de Starr, uma adolescente – negra – que enfrenta problemas que acabam sendo cotidianos para muitas pessoas e em meio a todo caos que está a sua volta, ela tenta encontrar sua voz.

2- No Seu Pescoço

no seu pes.jpg

O livro da autora Chimamanda Ngozi Adichie traz doze contos com personagens homens e mulher nigerianos, onde traz questionamentos sobre racismo, opressão e até machismo.

 

3- O Rei Negro

rei negro.jpg

Se você estava ansiando por um romance daqueles que aquece o coração, aqui está a história de Mark Menozzi:

Valdar é um mundo vasto e antigo, um universo habitado por povos profundamente diferentes entre si, que, ao longo dos séculos, foi sendo delineado pela beleza de suas civilizações e pela terrível e ancestral violência de suas guerras. Nessa impetuosa mistura de destinos de Valdar, a vida do jovem soberano Manatasi parece transcorrer ao largo dos grandes eventos que forjam a história do lugar. Porém, tudo está a ponto de mudar. A conclusão da construção de Kemyss, a babélica cidade da esperança, faz com que o Príncipe inicie uma jornada rumo aos majestosos muros da cidade, e, assim, dará início a uma grande viagem de descoberta. Manatasi deixa para trás suas florestas junto a Sirasa, fiel xamã de espírito irrequieto, e passará por aventuras e batalhas durante seu caminho. O Rei Negro é, ao mesmo tempo, uma saga fantástica tradicional, impulsionada pela força magnética e irrefreável de seu protagonista – primeiro herói negro do universo fantástico –, bem como um desafio literário novo.

 

4- As Lendas de Dandara

dandara

O livro de Jarid Arraes traz contos de Dandara dos Palmares – Princesa Dandara, para os íntimos – a guerreira quilombola companheira de Zumbi. Os contos são baseados na história real de uma personalidade muito importante para a história e a cultura afro do Brasil, que muitas vezes é esquecida ou deixada de escanteio.

Obs.: Embora o livro seja ilustrado, ele é voltado para adolescentes e adultos e deve ser lido para as crianças com certa supervisão dos responsáveis, por se tratar de temas como tráfico humano e escravidão.

5- Amazima

amazima

O livro de Letícia Marinho, publicado no Wattpad, traz a história de Sara, uma missionária.  Clique Aqui para conhecer a história!

História de uma garota cheia de sonhos e expectativas. Sara acaba de chegar de uma viagem a Africa onde ela ajudou, conheceu e se apaixonou por uma cultura totalmente diferente da dela. De volta ao Brasil, ela se depara com um cotidiano antigo do qual não estava mais acostumada. O que ela não sabe, é que agora terá que lidar com o novo namorado da prima e principalmente seu amigo que terá o poder de realmente tirá-la do sério.

6- Muito como Um Rei

muito como rei.jpg

O livro de Fábio Mandingo lançado em 2015, traz sete contos que se passam em uma área não tão visível de Salvador, ou seja, a área que não é frequentada por turistas.

7- Um Defeito de Cor

um defeito de cor.jpg
O livro conta a história de Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. No livro podemos encontrar fatos históricos de grande importância na formação do nosso povo.

8- Os Nove Pentes D’África

os nove pente.jpg

Publicado em 2009, o livro de Cidinha da Silva traz a tradição e a contemporaneidade de uma família negra brasileira. Os pentes herdados pelos nove netos de Francisco Ayrá são a pedra de toque para abordar a pulsão de vida presente nas experiências das personagens e rituais cotidianos da narrativa. (Sinopse)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Retradução

impressões tradutórias e literárias de uma Rêtradutora

Um Palpite

Palpites, conteúdo criativo e informações.

Oops!

Livros e Filmes com uma pitada de crítica

%d blogueiros gostam disto: