Oops! Livro da Semana: Meu Coração e Outros Buracos Negros

Meu Coração e Outros Buracos Negros, de Jasmine Warga

Captura de Tela (186).png

Não vou mentir, faz menos de cinco minutos que terminei de ler o livro e corri para o computador para escrever a minha opinião, aproveitando que a minha memória está fresca. Meu Coração e Outros Buracos Negros trata de um assunto forte, um assunto que tem sido comentado durante essa última semana: suicídio.

Tudo começou quando a série 13 Reasons Why foi lançada na Netflix, no dia 31 de Março. E que série maravilhosa! Mas não estou aqui para falar dela, porém é bom destacá-la aqui nesse momento. A série gerou uma comoção muito grande, causando discussões nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde as pessoas falavam desse assunto que é tão conhecido porém, tão deixado de lado.

Suicídio é um assunto muito sério e complicado, e eu não conseguiria falar tudo o que eu acho sobre o assunto aqui nesse post. Mas também, não é isso que eu quero. Quero falar sobre Aysel, uma adolescente de 16 anos que quer se matar. Assim, forte e direto. Podemos ver isso nas primeiras páginas, onde Aysel já deixa bem claro a sua intenção.

Mas ela não quer fazer isso sozinha, tem medo de que nos últimos momentos algo dê errado, e é ai que ela conhece Roman, seu parceiro de suicídio.

Meu Coração e Outros Buracos Negros não é um livro apenas de suicídio, nas notas finais a autora complementa dizendo que a história é sobre as pessoas que te entendem, que conhecem você por inteiro, mesmo com suas partes estranhas e assustadoras. Pessoas que entram na sua vida quando você menos espera e vira tudo de cabeça para baixo. Ela quer mostrar que suicídio não é a única opção, você pode se abrir com alguém, por mais que seja difícil. Sempre haverá alguém que te entenderá! Você não está sozinho.

Aysel redescobre o amor, a felicidade e que a vida dela realmente vale a pena. Porém, ela tem que mostrar isso a Ramon antes que seja tarde.

É por isso que você deve ler esse livro. Deve conhecer essa história, se redescobrir junto com os personagens. Depressão não é frescura, é algo sério. Não é normal se sentir vazio, não é normal fazer com que os outros se sintam vazios. “Não seja um porquê“.

A história de Aysel faz você se lembrar das pessoas que realmente importam. “Cuide delas, seja gentil e lembre-se de que a vida é frágil.”

Quando sentir que tudo está desabando, saiba que sempre haverá alguém aqui por você. Ligue para 141 ou acesse o site da CVV (Centro de Valorização a Vida).

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

 

Deixe um comentário

