Pare um Minuto, vamos falar de livros dos youtubers!

Vi um post internet que me deixou encucada. A Literatura do Brasil está morrendo? Só os Youtubers lançam livros? Que doidera é essa?

Cada dia que passa um YouTuber decide lançar um livro. Ok, não há problema nenhum nisso. Mas eu vi algumas postagens nas redes sociais dizendo que a literatura do Brasil estava morrendo. Pera aí, você tem certeza disso? Para mim, a literatura no país está mais forte do que nunca, é só saber procurar direito.

Os livros de youtubers são apenas máquinas de dinheiro? Por um lado, sim. Porque a quantidade de vendas é enorme, mas pense por um lado bom: as pessoas estão lendo! Não era esse o propósito? Incentivar a leitura para os jovens? Não importa do que se trata o livro, se é de maquiagem ou de minecraft. O que importa é que estão lendo!

Eu entendo a injustiça. Muitos autores ótimos perdem várias oportunidades com editoras e isso os priva do reconhecimento. Entendo a raiva que alguém pode sentir ao saber que aquela sua história incrível não será publicada porque o mercado só está interessado nos famosos da internet. Eu sou inscrita em diversos canais do YouTube e não estou interessada em comprar livro algum, mas isso é a minha escolha. Mas não está em nosso direito julgar quem os compra, muito menos quem os escreve. Vejo muita gente zoando quem lê esses livros, o que tem de errado? É praticamente a mesma coisa que um artista estrangeiro decidir publicar um livro, se você for fã dele, provavelmente irá querer comprá-lo. E aí eu te pergunto, qual é a diferença do artista cool  que você é fã, para o youtuber que aquela pessoinha é fã?

Amor de fã não muda gente! O que muda mesmo são os artistas.

O que me entristece nisso tudo, é o fato de que  as editoras estão focadas nesse tipo de livro, pois ele dá um lucro super alto, do que se interessar nos livros comuns, de escritores comuns. E por causa disso, e de falta de oportunidade, é claro, muitos autores estão perdendo o reconhecimento.

Eu sei que o índice de leitura do brasileiro não é lá tanta coisa, segundo pesquisas deste ano, o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano. E ano passado, a média é que 56% da população do Brasil costuma ler um livro. Mas para mim, qualquer coisa que incentive a leitura, já é um grande começo.

Mas ainda assim eu repito amiguinhos: A LITERATURA BRASILEIRA NÃO ESTÁ MORTA! Pense bem antes de sair falando isso aos quatro ventos. Dê uma boa pesquisada e você verá a quantidade de livros ótimos que temos pelo nosso Brasil. Vá em uma Bienal, e aí você me diz o que descobriu.

 

Deixe um comentário

